Filme sobre Milton Nascimento explica frescor e reforça singularidade

Filme sobre Milton Nascimento explica frescor e reforça singularidade


Tudo isso a gente vê no filme, mas nada consegue explicar totalmente quem é Bituca. Mesmo em meio a tantas palavras bonitas, as dezenas de amigos, parceiros e admiradores não conseguem defini-lo. Esperanza Spalding e Chico Buarque o conectam com a natureza para tentar fazê-lo, mas quem é capaz de explicar a imensidão e a força da terra, ou alcançar as profundezas dela?

A singularidade, o alcance e a beleza de Milton e sua obra são dispostos ao longo do filme quando admiradores gringos tentam entender, afinal, se Milton é jazz. Ou rock. Define-se que é livre – um jazz livre.

A liberdade musical, de gênero e de experimentação parecem ter sido a tônica dos acontecimentos inéditos e grandiosos vividos por Milton desde 2022, ano da gravação do filme e de sua última turnê. De lá para cá, lançou mais um álbum, foi indicado ao Grammy, gravou com rappers e foi homenageado pela Portela, maior campeã do Carnaval.

Milton Nascimento desfilou no último carro da Portela em desfile em sua homenagem
Milton Nascimento desfilou no último carro da Portela em desfile em sua homenagem Imagem: Lucas Landau/UOL

Para Flávia Moraes, diretora do filme, a condução da carreira de Milton, feita pelo seu filho, Augusto Nascimento, contribui para essa enxurrada de novidades.

É importante fazer essa homenagem com ele vivo, para entregar esse carinho e reconhecimento. Não só do filme, mas também da Portela, do Grammy e de todas as coisas que estão acontecendo neste momento.
Flávia Moraes, diretora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *