Jeep faz donos de SUV pagarem extra para ter potência máxima

Jeep faz donos de SUV pagarem extra para ter potência máxima


Serviços de assinatura viraram uma regra nos últimos anos. Seja no streaming, portais de leitura ou até mesmo marcas de carro, o sistema de paywall virou praticamente regra em qualquer tipo de produto oferecido hoje em dia. 

E nos EUA, a Jeep está criando polêmica nos últimos dias com seu SUV topo de linha, o Wagooner S, que chega a oferecer potência total de 600 cv em sua versão Launch Edition. Entretanto, a marca americana está bloqueando cerca de 100 cv atrás de um acesso pago, que podem ser obtidos novamente através do pacote Propulsion Boost Package. É um jargão de marketing para uma atualização que estará disponível via remota durante o ano de 2025. 




Foto de: Jeep

Essa versão, que será chamada de Limited, custará US$ 66.995 (R$ 387,5 mil), ou US$ 2.000 mais barato do que o Wagoneer S Launch Edition 2024 após incentivos fiscais nos EUA. É uma economia considerável, mas os clientes terão que fazer algumas concessões, principalmente no quesito potência.  

A Mercedes-Benz é conhecida por ter uma abordagem semelhante para determinados modelos elétricos que fazem parte de sua linha EQ. O desbloqueio de 60 cv para os modelos EQE sedã e SUV também tem custo de US$ 600 ao ano (R$ 3,4 mil). Como alternativa, os clientes podem acessar permanentemente a potência extra pagando uma taxa única de US$ 1.950 (R$ 11,3 mil). Para o sedã EQS e o SUV maiores, a Mercedes-Benz oferece um aumento de 80 cv de potência por US$ 900 anuais (R$ 5,2 mil), além de uma ativação vitalícia por US$ 2.950 (R$ 17 mil).



Mercedes EQE SUV

As assinaturas representam um fluxo de receita extra tentador para os fabricantes de automóveis. A BMW é uma das piores infratoras, pois cobrava dinheiro para usar os assentos aquecidos, item já instalado no carro de série. Felizmente, uma baixa taxa de aceitação forçou a marca de luxo alemã a abandonar a polêmica assinatura, mas outros serviços e funções baseados em atualização remota estão disponíveis.

Voltando à Jeep, ela não menciona a diferença de torque, mas sabemos que o novo modelo básico Limited terá 72,4 kgfm de torque, enquanto o Launch Edition terá 85,3 kgfm. Mesmo com menos potência, o Wagoneer S Limited não é nada fraco – 0 a 100 km leva menos de quatro segundos, enquanto a variante mais potente faz o trabalho em 3,4 segundos. Ambas as versões do SUV elétrico são limitadas a 200 km/h.



Jeep Wagoneer S 2024

Uma bateria de 100,5 kWh totalmente carregada tem energia suficiente para uma autonomia estimada pela Jeep de 473 quilômetros. O uso de um carregador rápido em corrente contínua reabastecerá a bateria de 20% a 80% em 23 minutos. Se você estiver com pressa, 10 minutos de carregamento permitirão uma autonomia de 161 quilômetros.

A Jeep teve que remover alguns equipamentos que eram de série na Launch Edition para reduzir o preço pedido pelo Wagoneer S no novo modelo básico. O sistema de som McIntosh e a tela do passageiro dianteiro agora são opcionais na Limited. No entanto, os bancos dianteiros aquecidos e o teto solar panorâmico de duas janelas ainda são equipamentos de série. O modelo básico também tem rodas de 20″.

Completando as mudanças para 2025 estão as novas cores externas Hydro Blue e o interior Arctic Grey para o Wagoneer S Limited, que também recebe um pacote opcional Obsidian Appearance Package.

A Jeep nos disse recentemente que foi “longe demais” com os preços do Wagoneer a gasolina. Isso nos dá esperança de que o preço pedido pelo modelo elétrico continuará a diminuir, especialmente porque é incomum ter o acabamento Limited como versão básica. Um Trailhawk robusto também pode estar sendo desenvolvido, pois já vimos um conceito.

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