No passado, filmes e séries futuristas mostravam carros conversando com donos, como A Super Máquina (anos 1980), onde um Pontiac Trans Am interagia com David Hasselhoff. Em Eu, Robô (2004), Will Smith vive em um mundo de robôs serventes enquanto dirige um Audi R8 futurista com sistema autônomo e comandos por voz.
E parece que os carros do grupo Stellantis estarão conversando com seus proprietários logo em breve. Com a ajuda de inteligência artificial, esse tipo de tecnologia já deixou de ser ficção científica e passa a ser um futuro para o qual todos nós devemos começar a nos preparar, dado o rápido desenvolvimento da IAs o compromisso de muitos fabricantes de automóveis nessa direção.
Graças a uma parceria entre o Auto Group e a Mistral AI, uma empresa científica e de produtos que tem como objetivo tornar a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) acessível a todos, um assistente de bordo chegará aos carros do grupo e permitirá que os motoristas interajam com os veículos usando a voz. O assistente será atualizado continuamente e será adaptado a todos os modelos Stellantis, de todas as marcas.
Para Ned Curic, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis “Existem muitos intervenientes no espaço da IA, e estamos particularmente felizes com a parceria com a Mistral AI pela sua forte capacidade de se adaptar rapidamente e gerar resultados significativos de uma forma altamente colaborativa”

Foto de: Motor1.com
Quando o assistente estiver em operação, os clientes poderão fazer perguntas sobre os recursos do veículo, solução de problemas ou indicadores de advertência e também poderão receber instruções imediatas por meio de uma interação de voz “completamente natural”, como diz a empresa.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE