Vamos propor um jogo mental para você, leitor: quantos carros coloridos você observou no trânsito hoje, antes de ler este artigo? Provavelmente, viu uma grande quantidade de SUVs nas cores prata e preto, enquanto poucos veículos azuis, vermelhos ou cinza se destacavam em meio a um mar de carros monocromáticos.
Ainda assim, há luz no fim do túnel e parece que a tendência dos últimos anos aponta para cores mais vibrantes, ainda que predominem apenas nos lançamentos. Quem destaca essa nova tendência é o BASF Color Report, responsável por analisar anualmente a evolução das cores no setor automotivo, com resultados que são tudo, menos previsíveis. Então, vamos descobrir quais foram as tendências para 2024.

Foto de: Fiat
Mais cor, por favor
Em primeiro lugar, uma certeza: os carros de hoje estão mais coloridos. Embora o branco tenha dominado as estradas por anos e continue sendo a tonalidade mais popular, ele tem gradualmente cedido espaço para opções mais sofisticadas.
Além do cinza e do preto, a grande surpresa de 2024 veio das cores quentes. O amarelo, por exemplo, dobrou sua participação no mercado global, sendo escolhido pela Fiat para o lançamento do Grande Panda. Até mesmo o verde voltou ao topo das preferências após anos na sombra.
Cores mais populares em carros no mundo todo em 2024 |
Porcentagem |
Branco | 34% |
Preto | 22% |
Cinza | 17% |
Prata | 8% |
Azul | 7% |
Vermelho | 4% |
Verde | 2% |
Amarelo | 1,5% |
Marrom | 1% |
Bege | 1% |
Roxo | 1% |
Dourado | 0,5% |
Sinais claros de uma evolução no gosto dos motoristas que também podem estar ligados à atitude diferente que as pessoas têm após a pandemia. Os períodos de incerteza geralmente levam à busca de elementos tranquilizadores e, nesse aspecto, as cores vivas e quentes, como o amarelo e o verde, se estabeleceram como símbolos de positividade e renascimento.
Europa, Oriente Médio e África: o retorno dos tons bege e quentes
Analisando continente por continente, na Europa, no Oriente Médio e na África (EMEA), os tons neutros continuaram predominantes em 2024, com cinza e preto liderando as preferências.
No entanto, a grande novidade foi a ascensão do bege, que praticamente dobrou sua participação no mercado. Considerada uma escolha sofisticada, essa tonalidade transmite elegância sem ser excessivamente chamativa.

O verde, que já mencionamos, também continuou a ganhar consenso, confirmando-se como uma das cores mais interessantes para o futuro. Por outro lado, foram o branco e o azul que perderam mais participação de mercado em 2024 – de modo mais geral, em toda a EMEA.
Américas: o cinza é o novo branco
Nos Estados Unidos e na América do Sul, o branco também perdeu terreno, caindo até cinco pontos percentuais do total. Ao contrário das tendências no resto do mundo, no entanto, foi o cinza que mais cresceu, ganhando 10%, mais uma vez provando ser uma cor particularmente adequada aos carros grandes nessa parte do mundo, incluindo SUVs e sedãs, combinando elegância e versatilidade.
Ao mesmo tempo, o preto, especialmente nos Estados Unidos, diminuiu ligeiramente, enquanto o azul e o verde ganharam terreno, embora lentamente.

Foto de: Dodge
Ásia-Pacífico: o preto domina, mas o amarelo vem em seguida
Por falar em preto, se há uma cor que está conquistando o mercado asiático, é essa. Definida pelos vários fabricantes locais como elegante e atemporal, ela ganhou mais 2% nas preferências dos consumidores, ao contrário do branco, que também ficou em segundo plano.
Ainda na Ásia, a verdadeira surpresa durante 2024 veio do amarelo, que literalmente dobrou sua participação no mercado, sendo usado até mesmo na apresentação de carros novos por muitos fabricantes locais.

Foto de: MG Motor
Ao mesmo tempo, tons mais sutis, como as cores pastéis, também encontraram lentamente um lugar, especialmente entre os veículos elétricos, onde a cor desempenha um papel fundamental na percepção de sustentabilidade e inovação.
As cores mais populares em carros usados
Na hora de escolher a cor de um carro, é importante considerar também sua valorização no mercado de usados. Estudos recentes apontam que tons vivos, como amarelo e laranja, costumam manter melhor o valor de revenda – mas essa tendência varia conforme a região. Nos Estados Unidos, por exemplo, esses tons são bem valorizados, enquanto na Europa e na América Latina, a realidade é diferente.

Foto de: Hyundai
Na Europa, preto e branco continuam entre as cores mais populares, mas são as que mais contribuem para a desvalorização de um veículo devido à sua grande oferta no mercado de usados. No entanto, na Itália, o preto ainda é o preferido, seguido de perto pelo cinza.
VEJA NO YOUTUBE