Em conflito com a Ucrânia desde meados de 2021, quando Kiev tentou anexar ilegalmente o território da Criméia, o país liderado por Vladmir Putin vive um momento de reclusão global com diversas marcas abandonando a região devido às sanções impostas pela União Europeia e países pertencentes a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Com isso, marcas tradicionais como Hyundai, Volkswagen e Ford e Renault abandonaram suas operações no país e hoje quem busca um veículo novo por lá se vê dependente de marcas locais, como a Lada, que produz carros e utilitários, ou alguns carros chineses, como Chery, Geely e Changan. E é justamente por meio das chinesas que o mercado russo espera encontrar uma forma de renovar seu mercado automotivo.

Foto de: Lada
Lada Niva ainda é vendido e ganhou versão Sport na linha 2025

Com os embargos ocidentais, as chinesas “tomaram” a Rússia, de populares a luxo, como este Tank 500
Explicamos: sem muitas opções desde os bloqueios, alguns grupos nacionais surgiram renomeando carros asiáticos – e até cópias não autorizadas de Citroën vindas da China, que é fabricado sob licença pela Dongfeng por lá e teria sido importado ilegalmente para o país russo – e os transformando em modelos russos, como é o caso da nova marca Tenet, que acaba de anunciar um SUV muito parecido com um carro bem conhecido dos brasileiros.
No teaser divulgado pela nova marca russa, ainda sem maiores detalhes divulgados, é possível identificar que o utilitário será uma versão própria do Chery Tiggo 7, apenas com uma nova frente e grade dianteira. O SUV, vale lembrar, é vendido oficialmente pela marca em versões com tração dianteira e integral.

Foto de: Thomas Tironi
A nova marca Tenet terá origem graças ao grupo AGR Automotive, que surgiu em 2023 após assumir as antigas operações da Volkswagen no país russo. Atualmente, a empresa já fabrica veículos sob a marca Solaris, incluindo os sedãs HS e KRS, o hatch aventureiro KRX e o SUV compacto HC. Todos são derivados de antigos produtos da Hyundai/Kia e são produzidos nas instalações que pertenciam ao grupo sul-coreano em São Petersburgo.
Já a produção do Tiggo 7 da Tenet deve ocorrer na antiga planta da Volkswagen em Kalunga, embora a empresa não tenha confirmado oficialmente essa informação. No entanto, segundo informações do portal russo Kolesa.ru o governador da região, Vladislav Shapsha, declarou recentemente que a fábrica tem previsão de produzir 110 mil veículos em 2025, sem especificar as marcas envolvidas.

Ainda não há mais detalhes sobre qual será a motorização do modelo da Tenet. Já o Tiggo 7 vendido oficialmente pela Chery é equipado com um motor 1.6 turbo TGDI de 197 cv e 29.6 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas ou a um câmbio automático de oito velocidades.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE