Desde dezembro, a Toyota não fabrica mais com o Yaris Sedan em seu portfólio nacional e tudo indica que o Hatch deve seguir pelo mesmo caminho. A mudança estratégica veio em favor do novo Yaris Cross, que será um SUV mais caro e posicionado entre as antigas versões topo da linha Yaris e as de entrada do Corolla sedã.
Mas e se disséssemos que há um Toyota compacto, barato e que tem até versão perua disponível em outros mercados? Estamos falando do Corolla Axio, uma opção menor e de baixo custo que a marca japonesa disponibiliza em alguns mercados asiáticos, como sua terra natal. Bom, ao menos por enquanto, já que a marca japonesa deixará de produzir o modelo em outubro deste ano.

Foto de: Toyota
Vale esclarecer: o nome Corolla representa uma ampla família de carros ao redor do mundo. No Brasil, nosso Corolla alterna entre os designs dos modelos europeus e dos EUA desde a oitava geração (1998-2002), com mudanças principalmente visuais. Já o Corolla Axio, vendido no Japão desde 2006, se diferencia pelo tamanho, adaptado às leis de categorias do país.
Atualmente, a geração E160, lançada em 2012, parte de 1.639.600 ienes na versão básica com tração dianteira e câmbio manual, o que equivale a R$ 61.460 — menos que um Fiat Mobi 0 km, que começa em R$ 76.990. Com tração integral e câmbio CVT, o preço sobe para 1.913.000 ienes (cerca de R$ 71.735).


Há até uma versão perua que, assim como a versão brasileira, se chama Fielder. Seu preço parte de 1.786.400 ienes (R$ 66.987), tornando-se uma verdadeira pechincha por um carro pequeno, prático e que remete às primeiras gerações do Corolla vendidas por aqui.
Com carros cada vez mais caros e sofisticados, provavelmente não veremos mais carros básicos como esse Corolla tão cedo. As margens de lucro tanto no Brasil quanto em outros países pelo mundo ficaram menores nos últimos anos, e quase todas as marcas vem mudando seu foco de carros de volume para modelos mais refinados e rentáveis.

Foto de: Motor1.com
No Brasil, modelo de entrada será Yaris Cross
Apresentado na Ásia em maio do ano passado, o novo SUV compacto será posicionado abaixo do Corolla Cross, com ao menos uma opção motor híbrido flex e será feito em Sorocaba (SP).
No mercado global, o Yaris Cross é equipado com um motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm para as versões de entrada, e um 1.5 híbrido que combina um propulsor a combustão de 80 cv e um elétrico de 90 cv. Seus preços devem ficar na mesma faixa da concorrência, na casa dos R$ 130 a 180 mil, mas não nos surpreenderíamos se o Corolla sedã e sua versão Cross ganhem reajustes para encaixar o novo SUV no catálogo da marca.
VEJA EM NOSSA YOUTUBE