Tucson sozinho vende mais que quatro marcas da Stellantis juntas nos EUA

Tucson sozinho vende mais que quatro marcas da Stellantis juntas nos EUA


Números relacionados às vendas do terceiro trimestre deste ano nos Estados Unidos revelam que o desempenho comercial das marcas Chrysler, Dodge, Fiat e Alfa Romeo continua gerando preocupações dentro da Stellantis. A queda registrada nos meses de julho, agosto e setembro foi tão representativa que, mesmo somadas, as quatro fabricantes venderam menos do que veículos sozinhos de outros empresas.

É o caso, por exemplo, do Hyundai Tucson. O SUV médio emplacou no terceiro trimestre aproximadamente 53.801 unidades e teve desempenho superior à soma dos emplacamentos das quatro marcas da Stellantis (cerca de 51.406 veículos).

No caso da Chyrsler, a queda registrada no trimestre foi de significativos 47%. Com apenas um veículo no portfólio – a minivan Pacifica – a marca vendeu apenas 22.482 unidades e sentiu o baque do fim de linha do sedã 300C e da ausência de mais opções para compor a gama. Até o final do ano, a empresa promete melhorar os números com a oferta da Voyager (que na prática será uma Pacifica com preços mais em conta e visual pré-facelift).

Avaliação do Dodge Hornet 2023

Na Dodge, o recuo de 43% também foi bastante representativo. Ao todo, a marca comercializou 26.559 veículos e, assim como a Chrysler, sentiu diretamente os impactos do line-up reduzido. Os modelos Charger e Challenger foram recentemente descontinuados e ainda não foram substituídos nas lojas pelo Charger Daytona. Com isso, o cliente tem como únicas opções os SUVs Hornet e Durango.

Fiat 500X

Por sua vez, as concessionárias norte-americanas da Fiat venderam apenas 316 veículos nos últimos três meses. Por lá, a marca vende apenas o crossover 500X (já bastante envelhecido diante da concorrência) e o pequeno 500e (totalmente elétrico).

Por fim, a Alfa Romeo vendeu 2.049 veículos no mesmo período e também está com desempenho aquém do esperado. Para efeito de comparação, o Chevrolet Camaro, mesmo fora de linha desde janeiro, conseguiu vender mais que o sedã Giulia no trimestre. O portfólio local da marca conta ainda com os modelos Tonale e Stelvio.

Análise do Quadrifólio Alfa Romeo Stelvio 2024

Jeff Perez / Motor1

Protesto dos concessionários

Em carta abertura enviada recentemente ao CEO Carlos Tavares, o conselho que reúne donos de concessionárias Stellantis dos EUA reclamou da queda contínua das vendas do grupo no país. A entidade acusou o chefão de ser o responsável pela “rápida degradação” das marcas Jeep, Ram, Dodge e Chrysler. O executivo tem contrato com a empresa até janeiro de 2026, mas rumores recentes indicam que um possível substituto já está sendo procurado pela Stellantis.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *